-
Arquitetos: Shane Denman Architects
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andy Macpherson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada na vila costeira de Tugun, no extremo sul da Gold Coast, a residência Tin Lizzie é resultado das modestas diretrizes do cliente e de seu entorno. O cliente, um construtor residencial local, deu instruções simples para que a casa fosse um "galpão metálico grande". O desafio foi então criar uma forma que abraçasse as aspirações do cliente, a arquitetura vernacular local, bem como o cenário costeiro.
O programa do edifício é influenciado pelo estilo de vida do cliente para criar uma ligação entre a praia e a área da piscina, proporcionando as facilidades necessárias ao longo do percurso. Essa ligação foi tratada como uma tipologia de passarela, separando os espaços públicos de convivência dos espaços íntimos. Como o projeto foi uma reforma e ampliação da residência existente, o calçadão foi posicionado como um núcleo central que delimita o edifício e permite que os dormitórios existentes sejam mantidos. Como o desejo era manter uma área de convivência em um conceito aberto, uma mudança sutil no nível do piso foi introduzida no térreo, separando as zonas e conectando-se às áreas de paisagem além.
O layout integrado dos espaços de convivência foi projetado para se adequar ao estilo de vida do cliente, mas também para introduzir soluções de design solar passivo em uma fachada voltada para o sul. O vazio da entrada e o teto abobadado permitem a entrada de uma abundância de luz natural vinda do norte, difundida por tratamentos na parede de policarbonato. Um jardim é introduzido como espaço negativo na planta e cercado por vidros articulados, permitindo que o jardim resfrie os ventos vindos do nordeste antes de passarem pela área de estar e escapar pelo vazio. Grandes janelas de batente com capas de proteção climática proporcionam uma ótima iluminação e circulação de ar para os quartos. Porções generosas de vidro criam uma conexão visual com os jardins e os pinheiros vizinhos, proporcionando um elemento calmante para equilibrar as qualidades robustas do material.
Internamente, materiais e acabamentos sustentáveis de madeira de lei e concreto proporcionam manutenção mínima, qualidades que atenderam às aspirações do cliente para se adequar ao seu estilo de vida. A madeira de blackbutt delimita o espaço de entrada e circulação, uma sutil separação de zonas e orientação. As paredes de blocos de concreto invertido foram introduzidas por suas qualidades de desempenho, controle acústico e climático, além de serem sustentáveis.
Como a forma de um galpão é bastante minimalista, as qualidades-chave dessa tipologia foram destacadas. O telhado de zinco é exagerado chegando baixo em direção à rua, uma versão contemporânea do galpão tradicional. As paredes de alvenaria cortadas em ângulos para remeter a forma do telhado fornecem privacidade e um pano de fundo para a vegetação, que habita todos os três eixos - o solo, a parede e as superfícies do telhado.